quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Batalha de Kifangondo

Um contributo valioso a historia de Angola, a batalha de Kifangondo ocorrido em Novembro de 1975 as vésperas da independência contada em primeira pessoa por um dos protagonistas activos da batalha e que com a devida vénia republico aqui no meu blog.



Fonte: http://www.veteranangola.ru

Attention! To download Pedro Marangoni's book "Opcao pela Espada", click on the PDF file icon at the top of the Russian version of this page: /main/other_side/p_marangoni_rus
Vercao Portuguesa




Pedro Marangoni:  Quatro MLRS BM-21 Grad deteram os inimigos que avancavam sobre Luanda e mudaram o rumo da guerra?
Sim, mas como arma de efeito moral e nao destrutivo.
Pedro Marangoni  /upload/1265466298_super_image.jpg nasceu em Sao Paulo , Brasil  em 1949. Foi formado no Centro de Formacao de Pilotos Militares da Forca Aerea Brasileira (1968-1971). Ocupacao - Piloto de Helicopteros, 9.000 horas de voo. Serviu na Legiao Estrangeira  Francesa (1972-1973). Depois viveu em Mocambique (1973-1974). Chegou para Angola em Junho 1975, combateu com o grupo do coronel Santos e Castro ao lado da FNLA.   Participou na Batalha de Quifangondo (23 de Outubro - 10 de Novembro de 1975). Abandonou a luta em Fevereiro de 1976.  Viveu na  Rhodesia (1976 – 1977). Depois esteve com a Resistencia Nacional Mocambicana, na regiao de fronteira com a Rhodesia, Inyanga, Umtali. Em 1979-1980 serviu na Legiao Espanhola. Depois de Africa voltou para o Brasil e trabalhou na Amazonia (Brasil), Bolivia e Peru, como piloto de helicopteros por cerca de 20 anos. Agora vive no Brasil.
Livros publicados: “Angola-Comandos especiais contra cubanos” . “A opcao pela espada” (Brasil, 2 edicoes). “Maria da Silva e a era do nao” (Brasil). “A grande manada/o infinito nao tem pressa” (Brasil).
Observando o comportamento dos africanos em combate, de um modo nao cientifico mas baseados em guerras recentes, verificaremos que a sua combatividade decresce do norte para o sul do continente negro. Minha experiencia na Africa Austral mostrava que quem atacava vencia, quem era atacado recuava sempre e a maior parte das vitimas eram civis, nao militares. Frentes elasticas e combatentes sem qualquer motivacao mais profunda. Era a proporcao de nao-africanos – advisers, internacionalistas, mercenarios, voluntarios, etc., que decidia os confrontos. Estes eram tropas de conquista, os outros, de simples ocupacao de terreno conquistado. E assim aconteceu tambem em Angola, de forma significativa.
Os combatentes nao-africanos com ideais ou vontade de vencer eram afetados por armas que realmente eram perigosas e produziam baixas; a esmagadora maioria africana temia qualquer coisa que explodia e fizesse barulho. Desculpem-me por nao ser politicamente correto, mas esta e a verdade.
Fui, nos anos setenta, advertido de que estaria fornecendo informacoes importantes ao inimigo, ao menosprezar em artigos escritos, o 122 sovietico, que considerava uma arma de efeito moral, nao efetivo para causar baixas. Mas assim o via, como os demais colegas de combate. Temiamos mais um morteiro 81. Um morteiro 120, entao, nos pregava ao solo, irremediavelmente...
Observei incontaveis vezes, a marca deixada no asfalto ou no solo, por explosoes do 122 e dos morteiros 120, 81, 60. Os estilhacos dos morteiros rasgavam o solo no ponto de impacto, desenhando uma estrela, mostrando que varreram o solo em trajetoria rasante, atingindo mesmo quem estivesse deitado. Ja o 122 deixava poucas marcas, com estilhacos sendo lancados em angulo mais fechado, mais alto e menos perigosos. Varios cairam a poucos metros de mim na batalha de Quifangondo, sem maiores danos. Tenho certeza que qualquer morteiro caindo na mesma curta distancia teria me posto fora de combate.

Mas a capacidade de lancamento multiplo, apido, sequencial dos MLRS BM-21 e devastador para tropas mal treinadas, inexperientes ou pouco motivadas. Sem nenhuma duvida eles foram decisivos para o panico e a debandada geral das tropas da FNLA e zairenses em Quifangondo.
E o que deteve a pequena tropa nao-africana? Em primeiro lugar, os canhoes anti-carro 76 mm, que aproveitaram o absurdo avanco das frageis Panhard totalmente descobertas; em segundo lugar, para segurar os poucos infantes que seguiriam atras delas, as metralhadoras anti-aereas (ZPU-4?) cujo tiro podiamos sentir sobre nossas cabecas e que nao nos deixavam levantar do solo.

Mas, mesmo se as Panhards nao fossem detidas e nosso pequeno grupo pudesse avancar, nao teriamos ninguem nos seguindo, pois o grosso da tropa africana debandara apavorada pelo efeito psicologicamente devastador dos MLRS BM-21 Grad...
Resumindo, sim, concordo que esta arma foi decisiva nao so no rumo da batalha, mas de toda a guerra. Acredito que se o indisciplinado exercito zairense entrasse em Luanda, tudo seria arrasado e saqueado e uma avalanche de tropas de Mobutu Sesse Seko se despejariam pela fronteira norte, numa ocupacao criminosa. E nos, o pequeno grupo de comandos especiais que por um ideal, serviu de ponta de lanca, seriamos dizimados ou presos ou expulsos, pois representavamos um obstaculo as barbaries zairenses em solo angolano.




Pedro Marangoni: «A bem da historia militar sera um mapa incomum, feito em conjunto pelos dois lados opostos envolvidos»

 Entrevista
do ex-combatente da Batalha do Quifangondo ao lado da FNLA Pedro Marangoni, cedida ao Secretario da imprensa da Uniao Russa dos Veteranos de Angola
Serguei Kolomnin


Serguei Kolomnin:
Estimado Pedro Marangoni!
Fico-lhe muito grato por suas mensagens relativas a Batalha de Quifangondo, em particular pelo artigo "Quatro MLRS BM-21 Grad deteram os inimigos que avancavam sobre Luanda e mudaram o rumo da guerra?", que ja foi publicado no nosso website em russo e portugues.
Encontrei nas suas mensagens alguns elementos muito interessantes para mim, como historico, em particular, em relacao ao efeito provocado pelas metralhadoras anti-aereas ZPU-4 de calibre 14,5 mm (os angolanos e cubanos os chamavam "cuatro bocas"), ao efeito moral, produzido por salvas de BM-21 e tambem acerca do numero exacto de comandos especiais portugueses ao lado da FNLA e ELP (Exercito de Libertacao Portugues). E mais algumas perguntas, se permitir.

- O ELP – foi simplesmente o slogan, ou forca real com a estructura, programa e o comando formados?

Pedro Marangoni:

- Como recebi sua mensagem em portugues correto, vejo que nao e atraves de tradutor eletronico e sim de quem tem otimos conhecimentos da lingua portuguesa, portanto ficarei mais a vontade para responder em meu idioma.
O ELP so seria mencionado de forma politica, tentando comprometer a FNLA e tambem porque dizia-se que o Coronel Santos e Castro  /upload/1265215912_super_image.jpg era ligado a este "exercito" que considero apenas teorico, nunca chegou a existir como forca real, coesa, organizada e pronta para combate. Apenas uma organizacao politica. Nunca ajudou nossas tropas, que foram recrutadas entre portugueses refugiados na Rhodesia, pelo comandante das Flechas, Alves Cardoso, da DGS/PIDE. Mas os membros do grupo do Coronel Santos e Castro nao eram mercenarios, eram combatentes, que viviam em Africa e quiseram ficar la para passar ali a sua vida. Era composto por 153 portugueses mais eu. O unico militar do grupo que poderia se chamar de “estrangeiro" era eu, brasileiro, mas com dupla nacionalidade portuguesa. O Coronel Santos e Castro apareceria em Ambriz, como adviser militar de Holden Roberto e ligacao com o nosso grupo. Depois passara a participar dos combates, fardado mas sem armas. Depois de Quifangondo volta a Europa.


Serguei Kolomnin:
 - O que pode dizer da ajuda dos EUA a FNLA e ao ELP?

Pedro Marangoni:
 - Quanto  a ajuda dos EUA, tinhamos pouco apoio e se os EUA ajudavam mais, provavelmente a ajuda era desviada por Mobutu. Muitos artigos tambem exageram a atuacao dos norte-americanos, que pouco interviram e pouco nos ajudaram. Muitos livros historicos agora apenas mais uma obra politica, repleta de mentiras e exageros; estes livros prestam-se para falsear a historia da descolonizacao e dificultar para que as geracoes pos guerra conhecam o que se passou realmente e aprendam a nao repetir erros do passado.

Serguei Kolomnin:
- Na edicao "FAPLA baluarte da paz em"  (Berger-Levrault International, Paris. Р. 110) le-se, que a ponte sobre rio Bengo tinha sido  destruida pelos sapadores das FAPLA para impedir o avanco da tropa da FNLA. Alguns angolanos participantes na Batalha de Quifangondo (FAPLA) mencionam a de Panguila tambem como destruida. O General Xavier, actual responsavel da Academia Militar das Forcas Armadas Angolanas  (http://jornaldeangola.sapo.ao/20/0/general_xavier_historia_vivida_em_kifangondo) tambem insiste no facto a ponte sobre rio Bengo tinha sido destruida.
Outro ex-combatente (FAPLA) Alvaro Antonio, que e o capitao, actualmente colocado na Unidade da Guarda presidencial (UGP) (http://allafrica.com/stories/200811120632.html) na entrevista a TV angolana afirma: "Nesta altura em que se destruiu a ponte estavam a atravessar tres viaturas, entre as quais um tanque que ainda nao tinha passado, tendo as outras duas caido com a ponte, morrendo os seus ocupantes". Ele acrescentou ainda, "que desta accao resultou a captura de quatro mercenarios norte-mericanos que permaneceram encarcerados na ex-sala do director da Escola Primária da Fazenda experimental da Funda".
Se a ponte do Bengo estava destruida, de que maneira a tropa da FNLA tencionara e conseguiria atravessar o rio? A nado?
Ou a ponte sobre rio Bengo continuava a funcionar, tendo so alguns danos nao significativos? Conforme a minha experiencia militar explodir e destruir a ponte solida, construida em betao e uma coisa nao facil…

Pedro Marangoni:
- Encontrei as recordacoes do General angolano Xavier honestas, parece-me ele realmente esteve em Quifangondo. Mas nenhuma das duas pontes estavam destruidas e nao entendo porque os angolanos insistem em mentir sobre um facto que daria ate mais valor a luta deles... Claro com a ponte destruida, seria uma defesa mais segura, praticamente admitindo que nao conseguiriam deter o inimigo. A ponte destruida seria uma protecao a mais.
Talvez a  ponte do Bengo estivesse SABOTADA, NAO DESTRUIDA, OU SEJA, COLOCARAM AS CARGAS EXPLOSIVAS E NAO DETONARAM, TAL SERIA FEITO APENAS SE NAO CONSEGUISSEM NOS DETER! Sera que isso aconteceu tambem na ponte do Panguila, onde encontramos os cordoes detonantes? E a explosao teria falhado?
Um grupo de comandos com o capitao Valdemar precedeu o grande ataque, infiltrando-se pela madrugada e tomando a primeira ponte, do Panguila. Apenas cordoes detonantes foram encontrados, sem explosivos. Eu proprio passei por ela, intacta. A segunda ponte tambem, no primeiro ataque foi avistada inteira pelos blindados e tambem pelos avioes de reconhecimento.
Se a ponte do Bengo estava destruida, como posteriormente as Faplas/cubanos avancaram contra o Morro da Cal e Caxito? Pelas pontes...A preocupacao da FNLA era que, as duas pontes fossem destruidas quando avancassemos e a engenharia zairense so tinha uma ponte disponivel para construir.
Ainda sobre pontes: a unica ponte importante que foi destruida pelo MPLA, quando do grande avanco da FNLA rumo a Luanda foi a de Porto Quipiri, na saida de Caxito. Ai a engenharia zairense construiu uma flutuante, de madeira e depois uma grande ponte metalica, que permanece ate hoje.
Depoimento do capitao Alvaro Antonio... lembremos sempre: a primeira vitima da guerra e a verdade... Atualmente existem mais herois que combatentes na ocasiao da batalha... estaria ele la? Lembremos que os cubanos, de arma na mao tiveram que obrigar os angolanos a voltarem para os postos de combate, pois fugiam em panico. Nao existiram, por exemplo, quatro mercenarios norte-americanos capturados! No combate, foram capturados apenas o municiador da Panhard-90 Remedios, o condutor da Panhard-60 Serra e seu atirador Oliveira, todos portugueses. Americano so havia um, observador do CIA, sempre desarmado, que nao saiu do Morro da Cal. Os autenticos mercenarios apareceram no Norte de Angola um mes depois de Quifangondo, eram na verdade os Ingleses e Americanos, mas nao conseguiram nada, pois a luta ja tinha terminado.
O meu grande amigo Remedios foi capturado porque foi ferido com gravidade (esta vivo e hoje mora em ), mas Serra e Oliveira suspeita-se que forcaram a queda da Panhard-60 no pantano para se entregar, desertando. Talvez voce tenha conhecido Oliveira, fiquei surpreso ao ve-lo na televisao, anos mais tarde como comandante militar das FAPLA num setor no Sul de Angola!
Um facto interessante e que nem mesmo o MPLA nos considerava realmente mercenarios, apenas usavam como propaganda, pois meus colegas capturados nao foram julgados com os ingleses e americanos e tiveram tratamento mais humano. Alem de Remedios, Serra e Oliveira, capturados em Quifangondo, anteriormente haviam sido capturados na batalha de Caxito em 7 de Setembro de 1975 os comandos especiais brancos: Quintino, Fernandes e Pereira. Eles estao na foto do seu  arquivo:/upload/1264179068_super_image.jpg  
Resumindo, no Quifangondo ficaram no terreno uma Panhard-90, uma Panhard-60 e um caminhao Mercedes zairense; brancos capturados – 3, todos portugueses. O tal capitao mente.

Serguei Kolomnin:
- Qual foi o destino da maioria dos comandos portugueses apos o desastre do Quifangondo?  Portugal ? Africa do Sul?

Pedro Marangoni:
- Como ja disse o coronel Santos e Castro voltou a Europa. Outros foram-se embora depois que abandonamos a luta em Fevereiro de 1976, alguns continuaram a luta. Por exemplo, o meu  colega a quem chamavamos "Passarao" (esta de pe, na extrema direita na foto /upload/1265473138_super_image.jpg). Tomei conhecimento que ele retornou do Zaire e continuou combatendo sozinho (ele havia nascido la, era um africano branco a quem negavam a patria), fazendo emboscadas contra os cubanos, formou e comandou um pequeno grupo, atuando na regiao de Ambriz, ate que em Outubro de 1977, sofreu queimaduras graves com o mosquiteiro que pegou fogo e agonizou por duas semanas ate morrer. Foi enterrado pelos africanos na mata perto da Fazenda Loge, regiao de Ambriz.
Apos Angola os comandos portugueses voltaram para a Rhodesia, alguns para o Brasil, buscando uma patria nova e outros para Portugal, pais que alguns nunca haviam estado, africanos brancos de varias geracoes e que foram muito discriminados pelos portugueses na Europa.

Serguei Kolomnin:
- E de conhecimeto geral, que atacando contra Quifangondo a FNLA e  os zairenses foram apoiaos pela artilharia de longo alcance  sul-africana.  O que poderia dizer a este respeito?

Pedro Marangoni:
- As pecas   140-mm G-2 sul-africanas chegaram ao Morro a Cal na tarde do dia 9 e comecaram o fogo de barragem no dia 10 por volta das 05:00H;  foram diminuindo a intensidade do fogo ate cessar de vez, nao sei precisar o momento. Segundo o сoronel Santos e Castro, que me informou pessoalmente, as 16:30H (04:30 PM) os sul-africanos se retiraram do local com todo o material, sem autorizacao ou comunicar a ninguem. Os sul-africanos fugiram durante o combate. Apos Caxito abandonaram os obuses sem as culatras e foram resgatados em Ambriz, já noite, por um helicoptero. Fugiram de helicoptero para um barco na costa de Ambriz, levando as culatras dos obuses 140-mm G-2. Tudo a revelia da FNLA. Os obuses posteriormente foram rebocados pela FNLA, mas sem poder usa-los, acabaram em Ambrizete como ferro velho.

Serguei Kolomnin:
- Poderia pormenorizar o despositivo de combate e a composicao da forca da FNLA e zairenses? Quantos carros Panhard, soldados (FNLA e zairenses), pecas de artilharia haviam no palco de combate no dia 10 de Novembro perante o ultimo ataque contra Quifangondo?

Pedro Marangoni:
 - Numeros aproximados.
Artilharia:  1 canhao 130-mm, Africa do Sul 3 obuses 140-mm, FNLA alguns morteiros 120-mm.
Cavalaria: Comandos Especiais: 1 Panhard-90 (destruida), 2 Panhards-60 (uma destruida e uma avariada), 1 VTT Panhard com um grupo de combate, retornou ileso sem lancar a tropa, um jeep com canhao 106-mm sem recuo (nao participou).
Zaire: cerca de 10 jeeps com canhao 106-mm sem recuo (nao participaram), umas 15 Panhards diversas, nenhuma participou do combate, assim que transpuseram a ponte do Panguila descarregaram toda a municao e recuaram. Varios canhoes antiaereos 20-mm montados em jeeps (nao participaram).
Infantaria: Comandos, dos 154, cerca de 80 participaram do combate, apenas uns 10 cruzaram a ponte do Panguila avancando, o restante nao avancou, permaneceu antes da ponte.   
FNLA: cerca de 800 homens (nao tenho certeza, numero aproximado), nenhum cruzou a ponte do Panguila.
Zaire: um batalhao de infantaria (dizem dois, nao sei), uma equipe de engenharia; dois caminhoes Mercedes, carregados de soldados zairenses cruzaram a ponte do Panguila e comecaram a morrer sem chance de defesa na primeira curva depois da ponte. Poucos voltaram, quase todos feridos. Um dos caminhoes retornou a noite, apos o combate, com alguns homens.
Quando recuei para o Morro da Cal, debaixo de cerrado bombardeio, por volta das 18:00H (06:00PM) do dia 10, tudo estava completamente deserto e as unicas viaturas eram o jeep do staff e a nossa VTT Panhard.
Na noite de 11 de Novembro 1975, apos a derrota, juntamente com o Coronel Santos e Castro,  apenas 26 homens ficaram na frente de combate no Morro da Cal, todos comandos especiais, portugueses, entre eles todos os oficiais. Nenhum dos quadros da FNLA.  A FNLA simplesmente fugiu  mato adentro sem comando e os zairenses recuaram para o Caxito.

Serguei Kolomnin:
- A maioria das fontes (livros, recordacoes) mencionam os tres avioes da FA sul-africana  "Buccanir" a bombardear as posicoes FAPLA/cubanos na manha do dia 10 de Novembro.
De outro lado,  o General Xavier (Jornal de Angola, 13 de Janeiro 2010. General Xavier: História vivida em Kifangondo) diz o seguinte: "as FAPLA estavam a espera de uma investida maior no dia 10 de Novembro de 1975. O relogio indicava 05H00, quando dois avioes se fizeram aos ceus flagelando as posicoes das FAPLA, no Morro de Kifangondo. A primeira impressao e que fomos bombardeados pela aviacao, mas nao. Eram voos de reconhecimento que iam verificar os acessos, principalmente o estado das pontes…" E acrescenta: "eram avionetas de reconhecimento, que partiam da pista do Ambriz ou de pequenas pistas em fazendas como a Martins de Almeida".
Como poderia comentar estas palavras do veterano? Eram bombardeiros da Africa do Sul ou avionetas de reconhecimento FNLA? Se havia realmente aviacao sul-africana envolvida nessa batalha?

Pedro Marangoni:
- Avioes? Isto e muito interessante, confirmo as palavras do General Xavier, eram apenas dois avioes nossos, convencionais, civis, de observacao, decolados de Ambriz, mas ja era dia claro. Os primeiros tiros dos 140 sul-africanos foram em Luanda e depois foram recuando o alcance para atingir Quifangondo, coincidindo com a passagem dos avioes,o que para leigos poderia ser tomado por um bombardeio aereo.
Misterio: realmente por volta das 05:00H ouvi um ruido semelhante a jactos de combate em grande altitude e depois tres explosoes surdas, nao mais, abafadas entre o morro de Quifangondo e Luanda . Avioes ou uma experiencia de tiro com canhoes de uma fragata sul- africana que estava ao largo, com alcance suficiente para atingir o local? Isto e apenas uma conjectura minha, sem informacoes. Nem o coronel Santos e Castro ou o major Alves Cardoso foram comunicados de ajuda de avioes ou marinha sul-africana. Se houve uma tentativa, nao foi alem, talvez devido a dificuldade de execucao (proximidade das forcas oponentes no terreno).

Serguei Kolomnin:
- No seu livro "А Opcao Pela Espada" ha um mapa bastante pormenorizada e bem clara /upload/1264786543_super_image.jpg das posicoes FNLA/zairenses - FAPLA/cubanos no Quifangondo. Mesmo com o numero exato das pecas e obuses (1 canhao 130-mm zairence, 3 obuses 140-mm sul-africanos, FNLA etc.) Voce indicou os quatro BM-21 nas posicoes FAPLA/cubanos por acaso ou tinha informacao mais ou menos exata? Muitas fontes dizem, que eram seis.
Conforme minha opiniao baseada nas certas recordacoes, eram quatro BM-21, que chegaram ao Quifangondo nas vesperas do dia 10 de Novembro. Como poderia comentar isso?
O que podera dizer a respeito do mapa da batalha feita do ponto de vista dos angolanos, que   exposta no nosso site /upload/1265475698_super_image.jpg?

Pedro Marangoni:
- O mapa de Quifangondo exposta ali /upload/1265475698_super_image.jpg  e um documento valioso. E aparentemente as posicoes das Faplas/cubanos estao proximas daquilo que imaginei. Existe, no indice, um simbolo para ponte destruida para impedir o avanco inimigo! Novamente a insistencia das pontes destruidas e note-se que estranhamente  nao se acha no terreno tal simbolo, apenas no indice. As mencoes de mercenarios referem-se ao nosso grupo, pois os mercenarios de Callan so chegariam em mais tarde. Nossas posicoes e rota de ataque e posterior retirada estao corretas, apenas nao existem datas.  Nota-se que, colocam correctamente o nosso grupo na vanguarda e a FNLA na nossa retaguarda. Com excessao do simbolo ponte destruida e do suposto bombardeamento da aviacao, me parece um mapa honesto.

O meu mapa /upload/1264786543_super_image.jpg foi feito de memoria, sem escala e sem consulta a um mapa real do terreno; e apenas o que visualisei no decorrer do combate. O lado da FNLA/Zaire/Comandos e exato; do lado inimgo sao minhas conjecturas. O numero e localizacao de canhoes anti carro por informacao do tenente Paes na primeira investida.
O numero de BM-21 calculei pela sequencia de lancamento, quando cairam em maior intensidade, pela concentracao das explosoes; apenas uma hipotese que agora me parece acertada.
Observacao: em meu livro, "Orgaos de Stalin", juntamente com monocaxito era a terminologia generica que davamos a qualquer missil 122, de lancador simples ou nao, sem significar BM-21./main/nauka/Qifangondo#_edn64
Se voce tiver dados confiaveis, autorizo que atualize com mais precisao a metade das fapla-cubanos no mapa.

Serguei Kolomnin:
Se poderia fazer uns comentarios acerca das fotos expostas na  nossa pagina, dedicada a este tema /main/nauka/fotokifangondo?
As fotos №№9 e 11 com Panhards destruidas sao originais de Angola dos tempos . Talvez saiba quem esta junto com Holden Roberto na foto №3? Foto №4  - sao soldados da FNLA ou zairenses? 

Pedro Marangoni:
Foto №3. /upload/1264175592_super_image.jpg Em primeiro plano nao sei identificar; atras, ao lado de Holden, e o jornalista brasileiro e assessor do Presidente, Fernando Luis da Camara Cascudo.
 Foto №4. /upload/1264175329_super_image.jpg  Esta foto me parece ser dos tempos mais fortes da FNLA, antes da guerra civil e mesmo do 25 de Аbril de 1974 e foi feita no Zaire, provavelmente na base de Quinkuzo. Nunca mais se viu tal concentracao de tropas.
Nao da para identificar; mas em toda a guerra civil os comandos perderam apenas uma Panhard-90, a do tenente Paes em Quifangondo.
Foto №12 /upload/1264179068_super_image.jpg  Como ja disse sao os primeiros comandos especiais capturados na batalha de Caxito em 7 de Setembro de 1975, onde participaram de improviso e com armamento obsoleto, sendo envolvidos devido a enorme inferioridade numerica; bateram-se bem. Da esquerda para a direita, (brancos) Quintino, pelotao G-3; Fernandes, paraquedista, pelotao MAG; Pereira , motorista caminhao Mercedez.
Encontrei mais fotos que tem mais relacao com Quifangondo, fotos nunca publicadas, em mal estado, mas importantes e autorizo a publicacao no site. Foram me dadas pelo autor, Azevedo, tripulante, que escapou da Panhard-60 cujos dois tripulantes foram capturados em Quifangondo.
 Mostram a chegada da artilharia sul-africana no Morro da Cal. Ao lado, uma torre de madeira, marco geodesico que marcava nossa posicao ao inimigo e que ninguem se preocupou em derrubar /upload/1265225452_super_image.jpg  e tambem as nossas tres Panhards, estacionadas no abrigo onde passamos a noite antes do combate. /upload/1265477608_super_image.jpg
Outra foto mostra a Panhard-90 do tenente Paes, pronta para descer ao Panguila, com a flamula onde se lia «Ouso»! /upload/1265225116_super_image.jpg As fotos coloridas mostram no jeep, apos a conquista de Quicabo, o comando Remedios, que foi capturado em Quifangondo, com sua M-79, que o General Xavier relata estar no museu em Luanda /upload/1265217091_super_image.jpg .
A outra e da “Forca Aerea da FNLA”, logo apos meu bombardeio, junto com Rabelo, um piloto civil, contra a emissora oficial em Luanda . Os homens com tarja preta sao os tecnicos em explosivos, uma equipe de muito valor, que prepararam as cargas que lancei. /upload/1265478619_super_image.jpg
Como conclusao queria dizer o seguinte: publicando estas fotos e meus depoimentos Veteranangola.ru assim amplia a contribuicao nao so para a reconstrucao da verdadeira historia militar de Angola, bem como para alertar sobre injusticas de cunho social, discriminatorio, por parte de europeus e africanos e que devem ser conhecidas pelo menos como uma homenagem e retratacao as vitimas.
A bem da historia militar sera um mapa incomum, feito em conjunto pelos dois lados opostos envolvidos. Creio que e uma oportunidade de mostrar ao mundo que militares em confronto sao profissionais em trabalho, nao inimigos pessoais.
 FIM

1 comentário:

  1. ola muito boa noite gostaria desde ja felicitar pelas suas obras, gostaria tanbem de lhe dizer que o senhor combateu ao lado do meu pai... numa ocasiao conta me ele que os dois pegaram num aviao sobrevoaram baixnho pelo pelo mar mandaram ao ar uma estaço radio..... muito boa noite e muitas felecidades

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